sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Quiche de queijo de minas para recomeçarmos

O ano de 2012 não foi dos mais animados da minha vida. Um monte de coisa aconteceu, é claro, coisas bacanas e coisas ruins, como sempre. Mas cheguei ao fim muito cansada e com aquela sensação de que, no balanço geral, foi um ano estranho. Eu queria que acabasse logo, enfim.

(Sobre isso, um parêntese: é engraçado como vemos as coisas de maneira cíclica. O dia 1º de janeiro é apenas o dia seguinte ao dia 31 de dezembro, mas enxergamos como o fim de um ciclo e o início de outro. Na real, nada muda, mas não dá para escapar da sensação de recomeço. O que tem um lado bom, eu acho. Enfim.)

Um pouco antes do Natal, recebemos a notícia de que meu tio Pio, que vive na Suíça há 12 anos, viria ao Brasil para trabalhar por uns dias e iria passar o fim de ano conosco. O Pio é irmão da minha mãe e não vinha para cá há 5 anos – eu o encontrei em 2011, quando passamos um dia inteiro andando loucamente por Paris (nunca tinha andado tanto na vida, mas valeu cada passo, pelo lugar e pela companhia), mas o resto da família estava desde 2007 sem vê-lo, então dá para imaginar a saudade do povo.

A vinda dele deixou o fim do ano mais bacana para nós. Foi diferente, outros papos, outros ares. Amenizou o calor infernal que fez em Itu no Natal e minimizou um pouquinho os problemas e aflições que tínhamos na cabeça. Falo no plural porque sei que não falo só por mim.

Passamos o Natal em Itu, e eu voltei pra São Paulo um pouco antes do réveillon. Meus pais acabaram ficando em Itu, mas o Pio veio também. Combinei com ele, então, de fazermos um jantarzinho simples na noite do dia 31. Preparei antes uma mousse de chocolate (dou a receita depois) e combinamos de fazer uma quiche de queijo de minas, duas receitas que tínhamos visto no livro que ganhei de Natal da minha avó Rosa.

Bem gostoso e simples, nada de pratos rebuscados. A massa da quiche é mais chatinha de fazer, fácil mas com vários passos, algum tempo de geladeira... O recheio é bem tranquilo. Usamos uma forma pequena demais, sobrou um pouco de massa e de recheio. Aí, por sugestão do Pio, deixamos a massa para lá, colocamos o recheio que sobrou em caçarolinhas e assamos como suflê. Ficou ótimo também, e por isso já decidi que é assim que vou fazer daqui pra frente. Fica a dica.

O Pio voltou para o inverno suíço no dia 1º de janeiro. E nós ficamos aqui, passando calor e já com saudades. Mas começou outro ano, outro ciclo, e estamos todos com as esperanças renovadas. 2013 vai ser melhor para todos nós, não vai?



Quiche de queijo de minas
deste livro aqui

massa
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 150g de manteiga gelada em cubinhos
- 5 colheres de água gelada
- 1 colher de chá de sal

Em uma tigela, misture rapidamente a farinha, o sal e a manteiga gelada, sem derretê-la. Acrescente a água gelada e misture tudo até conseguir formar uma bola. O livro dá a dica para a massa ficar mais crocante: mexa o mínimo possível e deixe pontinhos de manteiga aparentes, sem dissolver na farinha. Embrulhe a massa em plástico e deixe na geladeira por 2 a 24h.
Quando retirar da geladeira, vai estar beeem dura. Para facilitar, eu cortei em 4 pedaços e trabalhei um a um. Mas, de novo: trabalhe bem pouco a massa, deixando-a ainda gelada, para garantir a crocância. Abra a massa com um rolo (ou improvise, como eu tive de fazer: embrulhe uma garrafa de vidro com plástico-filme e use como rolo) sobre uma superfície lisa e enfarinhada, deixando-a em tamanho um pouco maior que a forma que vc vai usar. Enrole a massa no rolo e desenrole na forma, modelando com as mãos, apertando bem os cantos. Corte o excesso de massa com uma faca. Sobre a forma: use aquelas de fundo removível ou então uma forma refratária, com cerca de 20cm de diâmetro; quanto mais altas as bordas, melhor. Usei uma de cerâmica refratária e não precisei untar.
Leve a forma com a massa à geladeira novamente, por 10 minutos. Preaqueça o forno em 200º.
Cubra a massa com papel manteiga e despeje feijões crus sobre ele, para fazer peso ao assar a massa e não deixá-la inflar. Asse até dourar levemente a massa (no meu caso, foram 25 minutos).
Hora de fazer o recheio!

recheio
- 500g de queijo minas frescal amassado com garfo
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 5 ovos
- 1 1/2 xícara de leite integral
- 2 colheres de sopa de parmesão ralado
- 1 pitada de noz-moscada ralada na hora
- pimenta do reino moída na hora
- 1 colher de chá de sal (se o queijo estiver muito insosso, pode usar um pouquinho a mais de sal)

Preaqueça o forno em 180º (se vc acabou de fazer a massa, apenas abaixe a temperatura do forno quando começar a preparar o recheio). Bata bem os ovos usando garfo ou fouet. Acrescente o leite, o queijo amassado e a manteiga derretida e misture bem. Acrescente a noz-moscada, a pimenta do reino e o sal. Não se espante: o recheio é super líquido mesmo.
Monte a quiche: sobre a massa, espalhe uma colher de parmesão ralado. Despeje o recheio. Polvilhe com a outra colher de parmesão.  Leve ao forno até dourar (para mim, levou 1 hora). Retire do forno e deixe descansar por uns 15 minutos antes de servir.
Servimos com uma saladinha super simples: alface, rúcula, tomatinhos e palmito. Super bom!

0 comentários: