quinta-feira, 5 de julho de 2012

De ovos e preconceito (ou ovos ao forno na cocotte)

Eu tenho preconceito com ovo cru. Pronto, falei. Me dá um pequeno *nojim* pensar em gema mole. Tem gente que suspira em pensar em mergulhar um pedaço de pão em uma gema mole, mas eu prefiro a minha estourada e bem durinha. Tenho quase certeza de que isso é algum tipo de pecado gastronômico e talvez eu vá para o inferno culinário, mas essa é a verdade.
Dia desses eu roubei o controle remoto da TV e pude escolher o que assistir aqui em casa (coisa rara!). Achei a Carla Pernambuco mostrando receitas com ovos e resolvi assistir. Ela fez uma receita com, adivinhe, ovos bem moles. Era uma cocotte com ovos ao forno. Eu achei bonito, mas não me interessei. Marido, porém, ficou bem entusiasmado.
Aí, num destes dias em que bate uma baita preguiça de cozinhar, resolvi fazer para ele. É muito, muito simples, e bem rápido. Dá para "rechear" com o que quiser. Usei tomates, queijo meia-cura e uns temperinhos, e só.
Para o marido, deixei o ovo meio molenga. Para mim, assei por mais tempo. A Carla Pernambuco pode até reprovar, mas a minha cocotte também ficou bem boa, com o ovo firminho!


Ovos ao forno na cocotte
daqui, ó

- tomate
- queijo meia-cura
- azeite, sal, pimenta e temperos
- ovo

Monte a cocotte como quiser: eu cortei tomates em fatias, coloquei uma fatia no fundo da cocotte, temperei com azeite, sal e ervas finas, coloquei uns pedaços de queijo meia-cura e outra fatia de tomate. Por fim, quebrei um ovo e joguei por cima. Leve ao forno preaquecido em 200º e deixe até o ovo coagular, cerca de 15 minutos. Sirva com pãozinho, se gostar.
Fácil, né?

0 comentários: