quinta-feira, 31 de maio de 2012

sopa de feijão



bom, acho que essa é a mais clássica das sopas, né? sobrou um feijãozinho do almoço? virou sopa!

os meus avós paternos moravam numa casa que ficava numa fazenda, e lá tinham um armazém, que era chamado de "venda", onde se vendia de tudo para os colonos. eu nasci lá, literalmente, pq meu parto foi feito em casa mesmo. depois que me mudei pra são paulo, até a adolescência, ia pra lá nas férias de final de ano.

naquela região faz um calor de torrar, mas mesmo assim, fizesse chuva ou fizesse sol, todos os dias tinha sopa de feijão no jantar, todos os dias! acho que não tinha batatas, era só feijão com aquele macarrão comprido com um furo no meio, que vinha num pacote azul. 
ainda me lembro do sabor e do aspecto, ambos maravilhosos!

a minha é gostosa, mas não chega nem perto...

sopa de feijão

feijão pronto e temperado
batatas em pedaços
linguiça calabresa defumada em rodelas
1 tomate bem picadinho ou processado
macarrãozinho para sopa
azeite
pimenta
sal

bata ou processe o feijão (uso o mixer, direto na panela).
dê uma fritadinha bem de leve na linguiça, em pouco azeite, e refogue o tomate até ficar bem vermelhinho.
junte o feijão batido e as batatas.
acrescente água suficiente e mexa de vez em quando, retirando com escumadeira a espuma que se formar.
quando a batata estiver quase cozida, junte o macarrão e acerte o sal.

por cima, jogue um queijinho parmesão ralado grosso, de preferência fresco.


2 comentários:

Claudia disse...

minha avó e minhas tias do interiorrr (S. João da Boa Vista) faziam macarronada com este macarrão da embalagem de papel azul, que saudades!

Fátima, adorei sua dica do Etna, vou ser obrigada a ir lá buscar os guardanapos e mais sabe-se lá o que (aquela loja é um perigo!) beijos

Claudia disse...

Fátima, vc morou em SJ? Eu adoro aquela cidade, acho uma graça, minha avó morava na av. Brasília. Você conhece? O nome dela era Paula Beraldo Almeida.

beijos