quinta-feira, 26 de abril de 2012

família à moda da casa


imagem daqui 
recebi esse texto de uma grande amiga, achei lindo, e resolvi compartilhar.



Família é prato difícil de preparar. São muitos ingredientes. Reunir todos é um problema, principalmente no Natal e no Ano Novo. Pouco importa a qualidade da panela, reunir uma família exige coragem, devoção e paciência, equilíbrio mental. Não é para qualquer um. Os truques, os segredos, o imprevisível.

Às vezes, dá até vontade de desistir. O pior é que ainda tem gente que acredita na receita da família perfeita! Bobagem, tudo ilusão! Não existe Família à Oswaldo Aranha;  Família à Rossini, Família à Belle Meuniere; Família ao Molho Pardo... em que o "sangue" é fundamental para o preparo da iguaria.
Família é afinidade, é à "Moda da Casa". E cada casa gosta de preparar a família a seu jeito.

Há famílias doces que dá até gosto de conviver, tão grande é a educação e a gentileza, o afeto, o carinho, abraços, dengos, beijos... etc... Outras, meio amargas, porque não dizer: azedas, um querendo engolir o outro, se perguntando porque ninguém reparou na roupa ou sapato novo que está usando. Outras apimentadíssimas, mal chegam e a briga começa...por qualquer coisa. Um stress!

Há também as que não têm gosto de nada, seriam assim um tipo de Família Dieta, que você suporta só para manter a linha. Há também a família do faz de conta, quer ser o que não é, não tem um tostão no bolso, mas o rei tá na barriga, gastam o que não tem para impressionar os outros e aí passam o ano todo devendo. Tem a família feliz, que tem o necessário para viver e são felizes assim mesmo, porque o que importa é estarem juntos, não se importam com coisas materiais, mas sim com afeto entre eles. Difícil, mas existe!

Tem sempre aquele tio chato que bebe e acha que não está perturbando ninguém, que fica inconveniente, conta a mesma piada dez vezes e fala  coisas que depois não se lembra, mas que ferem aos outros.

E a família preguiçosa, que vem, come, suja e vai embora e não ajuda em nada, nem nas despesas.
Há famílias fofoqueiras, daquelas que temos vontade de sair correndo e deixá-los falando sozinhos.

Tem a família de loucos, doidos e divertidos, que topam de tudo e qualquer coisa é motivo para trazer felicidade às pessoas presentes, que maravilha!!! Seja como for, família é prato que deve ser servido sempre quente, quentíssimo. Uma família fria é insuportável, impossível de se engolir.

Enfim, receita de família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos, improvisando e transmitindo o que sabe no dia a dia. A gente cata um registro ali, de alguém que sabe e conta, e outro aqui, que ficou no pedaço de papel. Muita coisa se perde na lembrança.

O que este veterano cozinheiro pode dizer é que, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, família é prato que você tem que experimentar e comer. Não ligue para etiquetas: passe o pão naquele molhinho que ficou na porcelana, na louça, no alumínio ou no barro. Pode lamber a panela da sobremesa ou passar o dedo e por na boca! Hummm... Pegar o frango com a mão e se deliciar.

Roube a azeitona ou a cereja da mesa....e coma escondidinho! Volte a ser criança e deixe as crianças brincarem à vontade, desde que os pais arrumem a bagunça depois; só não as deixem ser malcriadas, eduque-as!!!

Família é experimentar o cafezinho fresquinho com todos em volta da mesa e por os assuntos em dia. Tirar muitas fotos, para relembrar depois. Família é prato que, quando se acaba, nunca mais se repete

Aproveite sua família enquanto os avós e pais estão vivos, se você for pai, dê atenção aos filhos, uma hora eles crescem e vão-se embora! E se seus pais já não estão e os filhos já foram embora, "ora!!! seja feliz"!!! Nunca se entristeça por alguém que já partiu...  cumpriu sua missão... tenha boas lembranças.

A tristeza só traz doenças...  pense nas coisas boas que marcaram e  seja alegre! Aproveite o tempo que Deus está lhe concedendo aqui, agradeça por sua vida, seja grato ao Pai do céu e as bênçãos virão com certeza!!! Aproveite a sua família ao máximo!!!!! Se não tiver família aproveite-se, seja feliz,
se faça feliz.

(Autor desconhecido)

0 comentários: