segunda-feira, 12 de março de 2012

Quibe vegetariano e o jantar nosso de cada dia

Eu costumava jantar várias vezes por semana na casa da minha mãe, por comodidade, proximidade e também pela convivência com meus pais e meu sobrinho, mas, por razões diversas, tenho cozinhado mais na minha casa durante a semana.
Por causa disso, entendo agora as pessoas que dizem que é super difícil escolher receitas bacanas e diferentes para fugir do macarrão de todos os dias (que eu adoro, mas, né, não dá para comer sete dias por semana).
Esses dias, comprei este livrinho bacana em uma banca da Paulista por míseros seis realitos. Me atraiu a ideia de aprender receitas novas com legumes, para acompanhar o básico arroz e uma carne ou frango.
A primeira receita que fiz foi este quibe vegetariano. É fácil e bem gostoso. Para acompanhar, escolhi arroz com lentilha e salada de pepino.

Quibe vegetariano
daqui, ó

- 1 xícara de trigo para quibe
- 4 batatas médias descascadas e cortadas em cubos
- 1 colher de chá de pimenta-da-jamaica moída (usei pimenta síria, uma mistura que inclui pimenta-da-jamaica)
- 1 colher de sopa de azeite
- 3 cebolas grandes cortadas em fatias finas
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de água
- 1/4 xícara de amêndoa torrada picada (gente, esqueci de colocar!)
- 1/3 xícara de salsinha picada (não curto cheiro verde, não usei)

Em uma tigela média, cubra o trigo com água e deixe hidratar por meia hora. Enquanto isso, cozinhe as batatas cortadas em água e sal. Quando estiver macia, desligue o fogo, escorra e, e ainda quente, amasse e misture a pimenta (síria ou da jamaica), o trigo escorrido (usei um pano de prato limpo para isso) e a salsa, até virar um purê. Preaqueça o forno a 200º. Em uma panela média, aqueça o azeite e doure as cebolas, mexendo com frequência, por cerca de 10 minutos. Acrescente o açúcar mascavo e a água e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos, até caramelizar. Junte a amêndoa à cebola. Unte uma assadeira ou uma tigela refratária pequena com um pouco de azeite. Espalhe metade do purê no fundo da assadeira, nivelando com as costas de uma colher. Coloque a cebola por cima e cubra tudo com o restante do purê. Leve ao forno por uns 25 minutos, até dourar. Corte em quadrados para servir.

1 comentários:

fátima disse...

fiz ontem. coloquei as amêndoas torradas e, em vez de caramelizar as cebolas com açúcar e água, simplesmente deixar fritar em azeite (pouco) até ficarem amarronzadas (faço isso sempre que vou usar em carnes, frango, mjadra etc). ficou maravilhoso!