sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Bolo de chocolate com pimenta

Comprei um livro de receitas incrível na minha viagem para Paris, mas que, por ironia, é de uma autora inglesa. De qualquer forma, acho gostoso fazer bolos em francês! :)
Recebi amigas queridas em casa e queria fazer um bolo de chocolate gostoso para elas. Escolhi o gâteau au chocolat épicé, ou bolo de chocolate com especiarias. Mas, como tive de trocar um dos ingredientes, acabou se tornando um bolo de chocolate com pimenta.
Este é um bolo de massa firme-mas-levemente-esfarelenta, bem molhadinho, um tipo de brownie mesmo, doce na medida. Não usei muita pimenta porque sabia que uma das convidadas não é a maior fã das ardidinhas, mas por mim colocaria um pouquinho mais...


Bolo de chocolate com pimenta
levemente adaptado do livro Les gâteaux aux Maison, da Abi Fawcett

- 1/4 de colher de café de canela em pó
- 1 pitada caprichada de pimenta calabresa em flocos
- 1/4 de colher de chá de pimenta do reino moída na hora
- 1/4 de colher de chá de grãos de pimenta-rosa (a receita original usava 1/4 de colher de café de cardamomo em pó, mas eu não tinha e, na verdade, não me agrada 100%, por isso resolvi trocar pela pimenta-rosa)
- 300g de chocolate em barra (usei uma barra com 55% de cacau e uma de meio amargo – chocolate ao leite ficaria doce demais)
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1 pitada de sal
- 100g de manteiga sem sal
- 3 ovos
- 100g de açúcar (3/4 de xícara)
- 75g de farinha de trigo (1/2 xícara + uma colher de sopa)
- 1 colher de chá de fermento em pó
(se quiser, use também 1 colher de sopa de conhaque, como manda a receita – eu não gosto e não usei)

Pré-aqueça o forno a 180º. Soque os temperos em um pilão e reserve. Derreta o chocolate em banho-maria, depois acrescente, aos poucos, a manteiga, a baunilha, os temperos e o sal (se for usar conhaque, acrescente-o também), misturando tudo com um fouet. Na batedeira, bata os ovos e o açúcar até obter uma massa leve. Combine o chocolate temperado à mistura de ovos e, depois, peneire a farinha e o fermento e misture com o fouet até ficar homogêneo. Leve ao forno em uma assadeira untada e enfarinhada de cerca de 20 cm (eu usei uma fôrma quadrada de silicone de 24 cm sem untar). Asse por cerca de 20 minutos. No teste do palito, ele deve sair com pequenos pedaços de massa, como acontece com o brownie.

0 comentários: