sábado, 1 de outubro de 2011

Batata assada crocante

Eu me cadastrei para receber e-mails diários com receitas do site da Martha Stewart*. Eles chegam por volta das 9 da manhã com fotos de comidas incríveis, e eu costumo abri-los pouco antes do almoço (acho que gosto um pouquinho de sofrer).

Há um certo tempo, chegou esta receita de batata assada crocante. É um prato com cara esquisita, mas absolutamente simples nos ingredientes e no preparo. Fiz como acompanhamento para um jantarzinho com o marido, que adorou e repetiu várias vezes. Minha mãe sempre diz que a gente mede o sucesso da comida pelo tanto que as pessoas repetem. Então, olha, este tava bom!

A batata fica crocante só em cima e bem macia na parte de baixo. Para cortar, usei uma faca mesmo, tentei no ralador e ficou muuuito fino, não deu certo. Abaixo, a receita levemente adaptada por mim.


Batata assada crocante

- 3 batatas grandes descascadas e cortadas em rodelas bem finas (quanto mais finas as rodelas, mais crocantes elas vão ficar no forno. Na hora de cortar, mantenha as fatias juntas, senão fica mais difícil de montar na vasilha depois)
- 1 cebola cortada em rodelas (não tão finas quanto as batatas. Cortei com mais que o dobro da espessura)
- 1 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal derretida
- 1 1/2 colher de sopa de azeite
- sal e pimenta a gosto

Preaqueça o forno a 190 graus. Misture o azeite e a manteiga – não use margarina, não é a mesma coisa e vai influenciar demais o gosto final, quando vc provar as batatas vai perceber do que estou falando. Pincele com essa mistura uma vasilha com tamanho suficiente para as batatas. Arranje as batatas verticalmente na vasilha. Enfie fatias de cebola entre as batatas (a receita original usava echalotes, umas cebolas pequeninas, meio roxinhas, que eram espalhadas entre as batatas). Pincele o restante da mistura de manteiga e azeite sobre as batatas/cebolas e por cima jogue sal e pimenta a gosto. Usei pimenta do reino (moída na hora, sempre!), mas pode trocar por pimenta calabresa se for do seu gosto. Se quiser jogar umas ervinhas ou outro tempero, deve ficar bom também. Dona Martha usou raminhos de tomilho, por exemplo.
Leve ao forno até ficar macio em baixo e crocante por cima. No meu forno, levou 1 hora e 25 minutos.

Clique na foto para ver em tamanho maior

* Quer se cadastrar também? Lá no site, procure por "free email newsletter". Tem várias opções (cookies do dia, comida do dia-a-dia etc. É em inglês.

3 comentários:

angela disse...

divina! bj

MARAYZA disse...

olá meninas,não sei se ainda cuidam do blog mas não posso deixar de postar minha opnião,pois eu ameeeeeeiii suas receitas...fiz essa batata e ficou simplismente espetacular...sou casada e meu marido e eu amamos batatas.Enfim por favor continuem postanto seus maravilhosos pratos pelo bem de todos...rsrsrs porque agora que descobri o blog,não largo mais...rsrsr bjo grande pra vcs.




















fátima disse...

marayza,

a gente continua sim, é que de vez em quando faltam tempo e novidades :)
mas continuar aparecendo, que loguinho vêm receitas novas, tá?

bj