sábado, 2 de abril de 2011

Leitorzinho

Na nossa família, o povo gosta muito de ler. Eu comecei pelo Monteiro Lobato (e não me tornei racista, preconceituosa ou qualquer coisa que se diga hoje sobre a obra dele – análises anacrônicas, na minha opinião, mas quem soy yo, não é?), li toda a coleção do Sítio do Picapau Amarelo. Meu pai também assinava os gibis da Turma da Mônica, que chegavam embalados em um saco preto – era tão bacana receber aquilo!
E acho que criança super tem que ler, gente! Livro, gibi, sei lá. Lei-tu-ra. Eu adoro dar livros nos aniversários dos filhos dos amigos. Mas, para quem não tem "experiência com criança", digamos assim, escolher um título bacana não é fácil.
Tudo isso é para dizer que a Marcinha, que trabalha comigo e é mãe da Lídia, uma menina fofa de 7 anos que adora ler, veio me mostrar um negócio super útil para escolher livros para crianças e adolescentes, dos 2 aos 18 anos: um site da Abril, dividido em faixas etárias, com sugestões de educadores.
Útil, né?

PS: sobre o negócio do racismo em Monteiro Lobato, história que apareceu com força no fim do ano passado, alguns textos interessantes para que cada um forme a sua opinião: revista Época, revista Carta Capital, Observatório da Imprensa 1, 2 e 3.

1 comentários:

Rachel disse...

Adorei a dica Mariana, já salvei nos meus favoritos, também adoro presentear meus sobrinhos com eles, e vou começar a fazer o mesmo com meu netinho.
Beijinhos para você e pra mamãe!
Bjuss!!!