quarta-feira, 20 de maio de 2009

mesa de centro - antes e depois

em 95, quando comprei uma casa em itu, antes da que tenho agora, comprei junto vários móveis dos quais a antiga proprietária queria se desfazer por problemas de espaço - estava se mudando para um apartamento.

entre todos, o que eu mais gostei foi uma mesa de centro enorme, pesadíssima, em madeira maciça, feita a partir de uma escrivaninha da qual se cortaram as pernas. ela tem 5 gavetas que têm de profundidade a largura da mesa, onde guardo uma quantidade enorme de revistas.

disse-me a mulher que a mesa era italiana, mas isso eu não posso garantir. tentei entabular uma conversinha no idioma, mas não tive resposta, não sei se porque ela não fala italiano ou porque mesas não falam mesmo, em nenhum idioma...

era envernizada, daquela cor bem escura e muito brilhante. tinha tudo a ver com a cara da mulher e a decoração da casa dela - cheia de coisas douradas e vermelhas, tapetes persas, espelhos e outros rococós. nada a ver com a minha, muito mais despojada.
entretanto, por absoluta falta de tempo pra eu mesma fazer e de dinheiro pra mandar fazer um trabalhinho de rejuvenescimento, ela ficou assim mesmo por algum tempinho.

num dia de fúria, quando minha irmã estava em casa com o marido - ela de repouso, não me lembro por qual razão -, comprei pintoff, 2 espátulas, 2 pares de luvas, estopa, e convoquei-o pra me ajudar a retirar todo aquele verniz antigo e seco.

foi um trabalho insano. quando chegamos na metade pensamos seriamente em largar tudo, mas aí não dava mais, né? em dois dias demos conta do recado. ficamos assim meio caidaços, mas ela ficou lá, dona da sala, lindona.

deixamos a mesa au naturel - ou originale caso a dita cuja seja mesmo italiana -, só com cera incolor. ficou muuuuito mais bonita, não acham?



antes

os dourados sobre a mesa são por conta da decoração natalina, viu?
(olha só o brilho, dá pra ver a vela refletida na mesa.)





depois








14 comentários:

Kyria disse...

Que linda, gostei demais! Bjs

Ozenilda Amorim disse...

Gostei mais dela sem o verniz, belo trabalho conjunto, mas como conseguiu fazer o cunhado ajudar? kkkkk.
;)

Ruby Fernandes disse...

Ai meu Deus!!!! Quase tenho um ataque de "benquerência" pela sua mesa. Linda demais, é exatamente do jeito que eu gosto, sem tirar nem pôr... O trabalhão valeu muuuito a pena amiga, ficou maravilhosa. Bjobjo.

dollystar disse...

muito linda e preciosa...puxadores como esses nem existem mais...parabens
bjs

Ester disse...

Oieee, conheci seu blog hoje e gostei muito, seu astral é muito bacana...

Renata Peixoto disse...

Fátima, ficou realmente mais bonita agora. Acho lindo peças pesadonas assim!
Beijão

Claudia disse...

Ficou maravilhosa! muito melhor que antes.

beijos

Rê Gallo disse...

Muito linda, Fá! Belo trabalho!

angela disse...

Nossa Fatima, ficou linda demais. beijos.

Isabela Kastrup disse...

Fátima, que transformação maravilhosa. A sua mesa ficou simplesmente perfeita!
Parabéns querida!

Rosangela disse...

Menina ficou demais amo moveis encerado parabens pela mesa e pelo blog super charmoso beijos....

Sutana disse...

Outra mesa, ainda mais linda do que era, valeu o trabalho....que sorte você teve de ela não ter espaço para levar a mesa...rss

Ambrasil disse...

Fátima ,que espetáculo esta peça é uma raridade,isso não acaba nunca,e valeu o seu trabalho.
Edilia

Kyria disse...

Fátima, tarda mas não falha. A respeito do post do dia 20/03, o autor do texto está no meu post de hoje, passa lá.bjs