sábado, 25 de abril de 2009

pão sem sacrifício




aproveitei que estava no interiorrr e fiz pão - aqui em são paulo meu forno é uma droga, não dá pra fazer.

no supermercado não tinha fermento biológico fresco, e o padeiro - um jovem e lindo rapaz, por sinal - me orientou a usar o fermento seco, que eu não conhecia. não gostei da troca, o pão não cresceu como devia e ficou muito
cascudo e um pouco embatumado, embora o sabor tenha ficado o mesmo.

eu gosto dessa receita porque não precisa sovar, veja só que beleza!

- 4 ovos
- 3 colheres de açúcar
- 1 colher de sal
- 4 tabletes de fermento biológico fresco (60 g) dissolvidos em um copo de leite morno - se for o seco, misturar 3 pacotinhos (30 g) diretamente à farinha, ainda seca, e usar leite frio
- 1 xícara de óleo
- pouco menos de 1 kg de farinha



bata no liquidificador os ovos, leite com fermento, sal, açúcar e óleo. despeje numa vasilha grande e junte, aos poucos, a farinha de trigo, até soltar das mãos. não precisa sovar, basta misturar bem.


deixe crescer numa vasilha bem coberta (coloque uma bolinha de massa num copo com água; quando a bolinha subir, a massa estará boa).

enrole os pães (dá 4 grandes ou 8 médios) e deixe crescer novamente, até que fiquem bem leves. eu costumo ligar o forno 1 ou 2 minutos, desligar e colocar os pães lá dentro pra crescer, cobertos com um guardanapo.





leve ao forno baixo por 20 minutos e depois aumente a temperatura até que fiquem bem dourados.






9 comentários:

angela disse...

ficaram lindos ! eu só uso femento seco granulado, pois moro a 18 km de Sorocaba e nem sempre tenho fermento fresco, já compro em embalagem de 500g,é só voce se habituar a usar. beijos.

Ana disse...

Q. receita boa,vou experimentar.
Outro dia fiz uma de pão no taboleiro e não ficou bom,lendo sua dica do fermento estou achando q. foi isso,usei o seco e c/ leite morno,na embalagem dele manda por no leite e não na farinha.Vou tentar fazer esse seu pra ver se acerto.Estou a procura de uma receita boa de pão de taboleiro,se achar uma me avise.
Um abraço.

Ana.

Kyria disse...

Amiga, faz isto comigo não! Adoro pão. O maridex faz uns e curte demais demorar horas fazendo mas certamente que vai gostar deste também. Bjs

Isabela Kastrup disse...

Hum Fátima, que delícia! Que mulher mais prendada, hein?
Adorei!
Bjs

Unknown disse...

Pão????????????eu adoro...como pão sem nada, é a forma mais deliciosa que conheço---jinhosssssssssss

Edilia disse...

Que maravilha esta receita,Boa e fácil de fazer.esta eu vou experimentar para ver como me saio para fazer pão.Beijos
Edilia

*Wlady disse...

amo pão caseiro, mas não acerto muito fazer. vou tentar sua receita!
bjk

Ruby Fernandes disse...

Oie Fátima, ainda não sei onde vou colocar a banqueta mas quando eu decidir eu mostro tá? O grampeador custa tão barato assim? Onde eu acho para comprar? e a reforma acabou? Mostra pra gente. Bjokas querida.

Mina disse...

que bom, um pão que não precisa sovar. Vou fazer amanhã mesmo. O jeito que vc colocou a receita no blog é muito caprichada, Bjs.